top of page
Buscar

4 dicas para ser mais inclusivo na internet



Para milhões de brasileiros, o simples ato de navegar na internet é um desafio. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 20% da população do Brasil tem algum tipo de deficiência - visual, motora, auditiva, intelectual. Usar ferramentas de acessibilidade na internet é questão de cidadania. Como cidadãos, todos devemos promover a inclusão em vez de excluir um grupo de pessoas por suas características.


Separamos quatro dicas para ajudar a levar os conteúdos para todas as pessoas:


Arte de uma tela que mostra imagem e texto sobreposta a uma caixa de som, com um avatar de mulher cega.

Faça audiodescrição

É uma tradução que transforma o visual em verbal para que pessoas cegas ou com deficiência visual possam acompanhar. Dá a essas pessoas a possibilidade de acesso à cultura e à informação.



Arte de uma página na internet com imagens e descrição das imagens, com um avatar de mulher cega.

Texto alternativo

Literalmente, descreva a imagem. A função é explicar ao usuário cego ou com baixa visão o que está presente em uma imagem que complementa o conteúdo. Essa descrição, ou melhor, esse texto alternativo, não aparece na publicação de modo geral, mas para aqueles que usam leitores de tela, fica muito mais fácil entender sua mensagem.



Arte de um reprodutor de vídeos com legenda.

Legende seus vídeos

É um recurso necessário de inclusão em vídeos para pessoas surdas ou ensurdecidas que compreendem a língua portuguesa. Funciona de uma forma parecida com a experiência de uma pessoa ouvinte, que consegue acompanhar um vídeo em outra língua se tiver legendas.



Arte de um reprodutor de vídeos com janela de libras.

Janela de Libras

Muitos surdos oralizados não são alfabetizados em português e dependem da Libras para entender conteúdos. Mesmo para os oralizados, acompanhar a legenda em vídeos pode ser desconfortável e tirar a atenção do conteúdo. A inclusão da janela de Libras é direito previsto em lei.



 

equipe LIBRAS-SE

tradução de vídeos para Libras em 24h

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page