top of page
Buscar

4 marcas que investem em Libras em vídeos



Pode passar despercebido pela maioria das pessoas. Ou até mesmo causar estranhamento. Mas a janela de Libras que aparece em uma das laterais dos vídeos na televisão todos os dias é um ato de resistência, uma valorização do indivíduo e um investimento em acessibilidade. Quando isso atravessa os limites das redes e vai para a internet, o alcance se torna ainda maior.


Investir em acessibilidade e inclusão é investir no potencial de mercado que pode alcançar milhões de brasileiros que vivem à margem da comunicação tradicional. Só de surdos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que são 10 milhões no Brasil. São pessoas que não conseguem acompanhar as propagandas, as mensagens, os discursos. E deixam de ser clientes, engajadores, multiplicadores.


De olho nisso, várias empresas já investem na inclusão de janela de Libras em suas produções, levando os conteúdos aos milhões de pessoas do outro lado da tela - seja da tevê, do celular, do computador ou de qualquer outro dispositivo móvel. Conheça, aqui, 4 marcas que investem nesse tipo de ferramenta de inclusão.


COCA-COLA

Em 2020, a Coca-Cola fez seu primeiro filme completamente acessível no Brasil. Com legendas, closed caption e janela de Libras, a propaganda de fim de ano - visando dias melhores no contexto de pandemia - tinha o objetivo de reforçar a ideia de que falava-se para todos os brasileiros. Depois disso, outras publicações passaram a trazer o combo da inclusão. E a janela de Libras sempre lá, dando vez para os surdos que se comunicam pela língua de sinais. No Instagram, as publicações também passaram a contar com a ferramenta.


NESTLÉ

Em 2021, a Nestlé fez versões acessíveis da campanha promocional de cem anos da marca. O centenário marcou a investida da multinacional na acessibilidade em seus produtos, com adaptação das interfaces utilizadas por ela nas comunicações e serviços. E a janela de Libras foi uma das ferramentas escolhidas para se aproximar do público com deficiência. Inclusive, a marca informa que 35% dos funcionários têm algum grau de deficiência auditiva.


Essa não foi a primeira ação específica voltada ao público surdo. O Dia Nacional da Libras em 2019 levou a Nestlé a fazer uma parceria convidando a Vera Elaine, responsável pelo canal Cozinhando em Libras, para executar receitas da marca. Foram dois vídeos especiais.




CASAS BAHIA

Em setembro de 2019, a Casas Bahia inovou com o primeiro comercial sem som da marca. Chamado de “Ofertas Inclusivas”, o vídeo tem intérprete e tradutora de Libras do início ao fim. Foi uma ação especial do Dia Nacional do Surdos.



Depois disso, a janela de Libras voltou a aparecer em outros vídeos institucionais a partir de setembro de 2020, se tornando mais constante. Inclusive na apresentação da nova estratégia de marca da empresa.




EXTRA

Na rede de supermercados Extra, a primeira aparição da janela de Libras em ações da marca foi em 2019 - quando a empresa completou 30 anos. Além das ofertas e da garota-propaganda da campanha, uma tradutora e intérprete de língua de sinais passou a levar o conteúdo comemorativo para os surdos brasileiros. Desde então, não são todas as produções da marca que utilizam a ferramenta - mas algumas podem ser encontradas no Youtube do Extra.



 

equipe LIBRAS-SE

tradução de vídeos para Libras em 24h

275 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page