Buscar

Os sinais de pessoas na Libras




Você já pensou em como sinalizar o nome de uma pessoa sem a necessidade de fazer a datilologia, ou seja, sem fazer a gesticulação de letra por letra? Assim como existe um sinal para cada coisa, objeto ou ação, também é super comum ter um sinal para o nome de cada pessoa. Afinal, seria muito cansativo ficar fazendo vários gestos a todo momento só para falar um nome, não é mesmo? Mas então, surge a dúvida: como são criados os sinais de pessoas na Língua Brasileira de Sinais (Libras)?


Traços, trejeitos e personalidade inspiram nomes das pessoas. Os sinais sempre são criados por alguém da comunidade surda. Por exemplo, o nome de um dos nossos intérpretes e tradutores do time Libras-se é Joab. Ele conta que usava um blackpower quando começou a se inserir na comunidade e esse elemento marcante virou inspiração para sua identificação. A identificação dele, com nome soletrado em alfabeto manual e em gesto, é assim:


“O sinal e meu nome, minha identidade. Mesmo mudando o penteado, deixando o blackpower, se ficar careca, mudar o estilo, sempre vou ser identificado por esse sinal”, conta o Joab, que já não usa mais o mesmo visual.


Mas como será que se faz para dar nomes de pessoas famosas? Novamente, a comunidade surda encontra alguma característica marcante da pessoa e a transforma em um gesto. Citando um caso bem curioso: vocês lembram do hit Single Ladies, da Beyoncé? Na coreografia, ela fazia movimentos com a mão mostrando que não havia anel de compromisso. É esse gesto tão marcante que levou a seu batismo na Libras. Veja o alfabeto manual e, depois, o sinal de Beyoncé:




Outro exemplo é sinal do Luciano Huck. Quando se pensa nele, a primeira característica que possivelmente vêm à mente é o nariz dele - marca quase registrada do apresentador. Foi então que surgiu o gesto para se referir a ele.




Um bônus: você consegue identificar as características que ajudaram a batizar a cantora Anitta, o comunicador Sílvio Santos e a apresentadora Xuxa?



Conta pra gente se você já tem um gesto que define o seu nome ou qual você acha que iria ser escolhido para você!


 

Nina Martins | equipe LIBRAS-SE

tradução de vídeos para Libras em 24h

www.libras-se.com


266 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo