top of page
Buscar

Conheça a primeira dupla musical de Libras


Brasil possui mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva, segundo um levantamento do Instituto Locomotiva e da Semana da Acessibilidade Surda. A fim de promover a igualdade por meio da cultura, os amigos Bruno Oliveira e Lucas Brito, de Campinas, interior de São Paulo, criaram a primeira dupla musical de libras do país, a Duelibras.


Além de cantarem, os artistas decidiram incluir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no repertório publicado na internet. Hoje, os vídeos já têm mais de um milhão de visualizações no Instagram. Entre as canções interpretadas estão algumas das mais ouvidas no Brasil atualmente, como “Por Supuesto”, “Trem Bala” e “Malvadão”.


Veja:



Bruno e Lucas contam que a ideia surgiu após um depoimento de uma amiga e professora sobre a exclusão de um aluno com deficiência auditiva em um acampamento. Eles perceberam a importância de oferecer igualdade em diversos momentos da vida e viram na música a possibilidade de escrever um novo capítulo na vida dessa parcela da população.


"Queremos proporcionar para milhares de brasileiros a oportunidade de se sentirem representados", comenta Bruno.

Em março de 2022, a dupla lançou o primeiro trabalho autoral. Com "duo" de voz e Libras, o single ‘Pode Bagunçar’: “O conceito foi poder fazer música para ouvintes e, através do clipe, mostrar um pouco sobre a comunidade surda, trazendo uma música atual”, explica a dupla.



Relação com a Libras

Bruno teve acesso á Libras na faculdade de fonoaudiologia. Em uma entrevista recente, ele explicou que foi quando aprendeu sobre a importância da língua. Já o Lucas teve influência de uma amiga, intérprete. No início, essa amiga fazia as interpretações em sua arte cantada. Como dupla, eles contam que sempre tiveram essa visão de fazer arte musical para ouvintes e não ouvintes.



Foi o que a gente pediu, sim! Arte e entretenimento com inclusão, acessibilidade e empatia.


 

Equipe LIBRAS-SE com Terra e Fashion Bubbles

tradução de vídeos para Libras em 24h

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page