top of page
Buscar

Criança surda é batizada em Libras em Caruaru




Alícia Vitória é surda. Ela tem oito anos, nasceu com a deficiência herdada geneticamente e precisou aprender a lidar com ela. Filha de pais surdos, a menina se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, para ser batizada na igreja que frequenta, o pastor aprendeu um pouco da língua para se comunicar com a menina em Caruaru, no Ceará.


“Senti o desejo de batizá-la em libras pois era um momento especial em sua vida. Não queria que fosse apenas um batismo, mas que de fato ela se sentisse amada, incluída e soubesse o quanto ela é especial”, afirmou o pastor, identificado apenas como Raphael, ao portal Primeira Página.


A língua de sinais foi ensinada ao pastor por Edivânia Souza, 56 anos, a avó da Alícia. “O batismo dela foi um momento de emoção, porque ela se emocionou ao ver o pastor falar com ela na língua dela e temos certeza que ela compreendeu o significado desse batismo. Pra mim, foi motivo de muita alegria ver ela sendo batizada e o pastor se preocupar e compreender a importância de ele ter esse momento com ela”, disse.


Recentemente, Alícia recebeu um implante coclear, uma prótese introduzido cirurgicamente em pacientes surdos. Com isso, é a única da família capaz de ouvir. "Como ela ainda está aprendendo as palavras ela precisa da Libras, porque ela nunca tinha escutado as palavras antes do implante. Ela se comunica com a mãe e com o pai através de Libras, e conversa comigo normalmente”, contou a avó.


O aparelho não pode ser molhado, por isso durante o batismo, o implante precisou ser retirado. “Os deficientes auditivos são um público muito especial, porém muitas vezes esquecidos. Como igreja precisamos olhar com carinho para eles, precisamos saber a importância da inclusão. Não podemos esperar que eles se adaptem a nós, somos nós que precisamos nos adaptar a eles”, observou o pastor.


 

Equipe LIBRAS-SE, com Primeira Página

tradução de vídeos para Libras em 24h

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page