Buscar

Curso de Papai Noel ensina Libras para o Natal de 2022



O Natal de 2022 vai ser mais inclusivo para os surdos ou deficientes auditivos. Pelo menos no Rio de Janeiro. Isso porque o curso de formação em Papai Noel incluiu o ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para que os bons-velhinhos possam se comunicar com os pequenos que não podem ouvir.


O curso na Escola de Papai Noel do Brasil é gratuito. Ao todo, 40 homens foram selecionados. A regra é clara: tem que ter mais de 50 anos, barba e cabelos brancos naturais e gostar de crianças. Além do básico de Libras, os futuros papais-noeis aprendem interpretação, improvisação, música, trabalho corporal, maquiagem, figurino e oficina de brinquedo.


Paulo Roberto Santos, de 63 anos, já trabalhou como o bom velhinho em uma ONG na Rocinha, favela carioca, e em uma rede de supermercados. Este ano, ele se inscreveu no curso. "São muitos sinais [de Libras] e você ainda não está familiarizado com todos, mas já entende o básico. É uma forma de como falar com a criança, sinaliza até que não entende muito, mas pode ensinar, porque muitas já sabem. Isso é uma forma de chegar à criança", disse à Folha.


 

Equipe LIBRAS-SE, com Folhapress e Diário do Rio

tradução de vídeos para Libras em 24h

www.libras-se.com




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo