top of page
Buscar

Dia Nacional dos Surdos: conquistas e reflexões



Luta por direito, por respeito, por visibilidade e por inclusão social. O dia 26 de setembro é Dia Nacional dos Surdos, uma data que convida para a reflexão sobre as conquistas e os desafios que ainda precisam ser enfrentados no Brasil.


A data foi oficializada em 2008, por meio do Decreto nº 11.796. É uma homenagem à fundação da primeira escola para surdos no país, em 1957. Essa escola ainda existe e hoje é conhecida como Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) - importante na formação de crianças, jovens e adultos surdos.


Além de um dia específico, a comunidade também tem um mês de celebração, conhecido como “Setembro Azul”. A cor remonta a um hábito comum durante a Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas identificavam todos os deficientes com uma faixa azul no braço. O mês é dedicado à conscientização sobre a comunidade surda, ressaltando que é necessária a ampliação da acessibilidade e da inclusão social.


Uma das principais conquistas da pessoa com surdez ou deficiência auditiva ao longo dos anos foi o reconhecimento nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão. Além disso, também foram conquistadas a obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, a obrigação do ensino bilíngue para crianças com deficiência auditiva e a obrigatoriedade da presença de um intérprete de Libras nos órgãos públicos.


Apesar disso, muitos dos direitos ficaram só no papel. Até hoje, se um surdo for a uma delegacia ou a um posto de saúde é exceção ser atendido por alguém que se comunique por Libras. Na televisão, no cinema, no teatro... a comunicação ainda foca na oralidade e deixa a comunidade surda à margem da sociedade.


Ainda há muito pelo que lutar para garantir a total inclusão das pessoas surdas no Brasil. A luta pela inclusão e acessibilidade deve ser de todos os integrantes da sociedade. Um dos desafios é difundir a Libras como uma necessidade - que, de fato, é para milhões de brasileiros - em todas as esferas da sociedade.


 

Equipe LIBRAS-SE

tradução de vídeos para Libras em 24h



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page