Buscar

Libras pode ser reconhecida como Referência Cultural



A Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode ser reconhecida como Referência Cultural Brasileira. A proposta de incluir a Libras no Inventário Nacional de Diversidade Linguística (INDL) é do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL) e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


O trâmite foi aceito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que publicou o comunicado no Diário Oficial da União (DOU). A sociedade tem até 30 de julho para se manifestar, por meio de formulário digital, sobre a proposta. Depois desse prazo, o processo será submetido à Comissão Técnica do Inventário Nacional de Diversidade Linguística (CTINL). Lá, ocorrerá a análise e deliberação do assunto.


A proposta teve a anuência de pesquisadores que fazem parte da comunidade linguística e que participaram da elaboração de amplo inventário sobre a Libras, com mais de duas mil assinaturas. Esse material foi apreciado pelo Iphan, que concluiu em seu parecer técnico que "o trabalho desenvolvido, além de identificar devidamente a língua, consolida dados suficientes para sua inclusão no Inventário Nacional da Diversidade Linguística".

 

Equipe LIBRAS-SE, com Iphan

tradução de vídeos para Libras em 24h

www.libras-se.com

0 visualização0 comentário