top of page
Buscar

Passatempo terá biscoitos com Libras



Chega ao mercado neste mês uma edição limitada do biscoito Passatempo Leite com ilustrações do alfabeto manual em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O produto será vendido em todo o país por um ano, em pacotes com 15 unidades - com uma representação de letra em cada. A ação faz parte de uma série de iniciativas da Nestlé para estimular o conhecimento da Libras.


Segundo a empresa, todo o projeto teve participação de funcionários da Nestlé com deficiência auditiva que se comunicam em Libras. "Apresentamos a ideia primeiro ao grupo de colaboradores diretamente envolvido com a língua de sinais", diz Leandro Cervi, diretor da área de biscoitos na Nestlé. O mesmo grupo, explica o executivo, fez parte da equipe de criação da página na internet que integra o projeto, com atividades e jogos didáticos.


Os pacotes são limitados a 15 letras de datilologia, mas o site abre a possibilidade para ampliar o conhecimento - e a diversão. Nele, é possível encontrar explicações sobre Libras e o alfabeto manual e é possível até ver como fica o próprio nome a partir das configurações de mão.


Além disso, o personagem-mascote da Passatempo, o macaco ensina os primeiros sinais em Libras: cumprimentos (como "bom dia"), sinais de diversão (como "skate") e alimentos (como "morango"). O portal ainda permite a impressão de atividades educativas.



A inclusão das ilustrações em Libras nos biscoitos exigiu alterações e atualizações nos equipamentos da fábrica da Nestlé em Marília, no interior de SP. "Precisamos modificar vários mecanismos do processo de fabricação do produto para representar os sinais. Depois de muitos anos, não colocamos a nossas tradicionais imagens de 'animais Passatempo' para trazer essa novidade", comenta Cervi.


Política de inclusão


A Nestlé afirma que mantém uma política de inclusão de pessoas com deficiência há mais de 30 anos, para funcionários e clientes, e chama a atenção para as ações da fábrica da marca Garoto em Vila Velha (ES), onde diz ter investido em adaptações e recursos de acessibilidade, com a divulgação de informativos em Libras na TV interna da unidade e a presença constante de intérpretes para melhorar a comunicação. Em 2021, a empresa lançou um serviço de atendimento ao consumidor por vídeo em Libras.


Outra iniciativa destacada pela fabricante é um programa acessível de apoio a todos colaboradores e seus familiares, com a oferta de profissionais especializados para resolução de problemas emocionais, sociais, jurídicos e financeiros, além do investimento em ferramentas de acessibilidade nos canais de informações aos empregados e também nos websites Nestlé Com Você, Receitas Nestlé, Corporativo e Carreiras.


 

Equipe LIBRAS-SE, com Estadão Conteúdo

tradução de vídeos para Libras em 24h

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page