Buscar

Reitor faz primeiro discurso em Libras em colação de grau




"Faço nessa noite, o discurso mais difícil, mais significativo e, para mim, o mais emocionante de toda a minha vida acadêmica". Foi assim que o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) Geraldo Ticianeli, definiu o primeiro discurso feito totalmente na Língua Brasileira de Sinais (Libras) em uma colação de grau da instituição.


Em uma fala de pouco mais de sete minutos, Ticianeli discursou sobre a importância da inclusão e parabenizou os formados (assista o vídeo abaixo). A formatura reuniu os ex estudantes dos cursos de Jornalismo, Direito, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais. Ele detalhou ao g1 que a ideia surgiu dois anos atrás, por incentivo de professores da área. Com auxílio do coordenador do curso de Letras-Libras da UFRR professor Felipe Aleixo, ele treinou por uma semana para o momento.


"Fui estimulado por uma professora do curso de libras a realizar um discurso na língua brasileiras de sinais, justamente para valorização e mostrando a importância da universidade no processo de inclusão. Recentemente o coordenador do curso me fez esse estímulo e obviamente eu aceitei".


O reitor acredita que esta é a primeira vez que um discurso em libras é feito por um reitor durante uma colação de grau em todo o país. Não há registros de casos semelhantes. “Essa atitude de nos colocar no lugar do outro fortalece cada vez mais o respeito pelas diferenças e estimula ações de igualdade em nossa sociedade”, disse o reitor.


Veja o discurso completo:



A UFRR classificou o momento como uma série de ações de inclusão feita pela instituição. Além disso, citou a ampliação do número de professores no curso e a tradução do edital do vestibular 2023 para a língua.

 

Equipe LIBRAS-SE, com g1

tradução de vídeos para Libras em 24h

www.libras-se.com


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo