A primeira personagem surda da Turma da Mônica se chama Sueli, tem 9 anos e é fã de esportes. A nova personagem se comunica por Língua Brasileira de Sinais (Libras) e deve abordar aspectos e temas comuns à comunidade surda, além de reforçar a importância da acessibilidade e da inclusão, ainda mais fundamentais nos dias de hoje.
“A Turma da Mônica já apareceu em várias histórias se comunicando com Libras, e já fazia tempo que eu pensava em trazer uma personagem surda para fazer parte da turminha. O fato de as Surdolimpíadas acontecerem pela primeira vez no Brasil foi um ótimo incentivo para que a Sueli finalmente nascesse”, diz Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica.
A iniciativa é uma parceria com a 24ª Surdolimpíadas de Verão, evento esportivo internacional, que este ano é em Caxias do Sul (RS). Para construir a personagem, os estúdios da Mauricio de Sousa Produções contaram com a colaboração da organização do evento e de professores da Derdic, que atua na educação, acessibilidade e empregabilidade de surdos.
Com a chegada da nova moradora do bairro do Limoeiro, a Turma da Mônica expande a representatividade de Pessoas com Deficiência (PcD), pois já possui personagens como Luca, cadeirante; Dorinha, deficiente visual; Tati, com síndrome de Down; e André, o autista.
tradução de vídeos para Libras em 24h
Comments