top of page
Buscar

Urnas eletrônicas terão vídeo com Libras



As urnas eletrônicas usadas nas Eleições de 2022 terão tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, nesta sexta-feira (1º/07) que aprimorou os softwares já existentes e instalou novos recursos de acessibilidade nos aparelhos. O objetivo é promover a inclusão e facilitar a votação de pessoas surdas ou com deficiência auditiva.


Segundo o tribunal, cerca de 85 mil eleitores serão impactados positivamente com a novidade. Uma delas é Maria de Fátima Félix Nascimento, surda profunda desde os três anos de idade e professora de Libras do Instituto Federal de Brasília (IFB). Ela contou que já teve dificuldade na hora de votar devido à ausência de recursos de acessibilidade específicos para atendê-la.


A partir das Eleições 2022, um vídeo feito por uma intérprete de Libras será apresentado em todas as 577.125 urnas eletrônicas preparadas para o pleito. Na filmagem, exibida na tela do aparelho, a tradutora indicará à eleitora ou ao eleitor qual cargo está em votação no momento, nesta sequência: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente.


Todas as eleitoras e todos os eleitores que adentrarem a cabine eleitoral terão acesso à ferramenta, sem a necessidade de realizar cadastro prévio ou pedir a ativação do recurso aos mesários.


 

Equipe LIBRAS-SE, com informações do TSE

tradução de vídeos para Libras em 24h


136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page