top of page
Buscar

Drag surda faz sucesso com Libras no Youtube




O primeiro blog do carioca Leonardo Braconnot foi criado em 1993. De lá para cá ele chegou até a perder todo o conteúdo de um deles, mas nunca desistiu de falar sobre suas vivências na internet. Em 1998, se montou pela primeira vez de Kitana Dreams, nome em homenagem à guerreira de Mortal Kombat, e nunca mais parou.


O canal da drag queen no YouTube já soma 10 anos de produção e se destaca na web por exibir um conteúdo que mescla dicas de maquiagem, comentários sobre o Big Brother Brasil 2022 e dicas sobre o universo LGBTQIA+ — tudo em Libras. São mais de 22 mil pessoas inscritas acompanhando o conteúdo que não tem som.


Surda de nascença, Kitana só fala com o público por meio da língua de sinais. E todos os vídeos são legendados para quem não conhece a língua e quer acompanhar o conteúdo. Na infância, Kitana chegou a fazer tratamento com Fonoaudióloga e, hoje, é considerada bilíngue por se comunicar em Libras e também fazer leitura labial. Isso porque ela sempre estudou em colégios de ouvintes, o que ajudou na socialização com ambos os mundos.


Sucesso na internet, com vídeos divertidos e didáticos, a drag consegue dialogar com pessoas surdas e não surdas. Um de seus vídeos mais famosos é o que ela ensina as gírias LGBTs em Libras, com mais de 50 mil visualizações.


Na foto, Kitana está maquiada e com cabelo roxo. Com a mão esquerda, faz o sinal da gíria "arrasou".

No Instagram, Kitana tem mais de 35 mil seguidores e criou uma bio que a define bem: “Siga os seus sonhos. Eles sabem o caminho!”. Além de falar sobre todas as possibilidades de maquiagens, com muitas dicas práticas, a luta da comunidade surda e a luta contra a LGBTfobia também são bandeiras que Kitana levanta em seus conteúdos.


Entre os comentários nas postagens, é comum ver pessoas agradecendo pela representatividade e contando que estão aprendendo Libras a cada novo vídeo. Entre um tutorial e outro, Kitana participa de outros canais defendendo a diversidade — de corpos, de orientações sexuais, de escolhas e de ideias.


 

Equipe LIBRAS-SE com Terra

tradução de vídeos para Libras em 24h

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page