top of page
Buscar

Três documentários sobre surdez grátis no Youtube



Ganhador de duas estatuetas do Oscar de Melhor Som, “O Som do Silêncio” (Sound of Metal) trouxe a temática da surdez à luz do cinema neste ano. O filme não é sobre a deficiência propriamente dita, mas sobre a visão do mundo sem ouvir. Para entender e aprender mais sobre o assunto, o Libras-se separou três documentários que abordam surdez que podem ser vistos grátis no Youtube. Na plataforma, há as versões dubladas e legendadas das obras.


Sou surda e não sabia (2009)

Por anos, Sandrine não sabia que era surda de nascença. Filha de pais ouvintes, ela frequentou a escola regular e se perguntava como os colegas conseguiam compreender o que a professora tentava transmitir. O documentário também levanta a discussão sobre o implante coclear, oralização de crianças surdas, língua de sinais, inclusão e luta por direitos.




Som e fúria (2000)

Relata parte da vida de duas famílias estadunidenses com crianças surdas e conflito sobre dar ou não implantes cocleares aos filhos. O dispositivo pode melhorar a capacidade de ouvir, mas também ameaçar as identidades surdas. O documentário tem uma continuação, feita em 2006: Som e Fúria 6 Anos Depois mostra as consequências das decisões tomadas na primeira obra.



O País dos Surdos (1992)

Foca a narrativa no fator humano, com vários personagens reais em suas diversas atividades e trajetórias no mundo silencioso da surdez. Retrata curiosidades, sensibilidades, dificuldades e alegria de ser surdo. Entre as histórias contadas, há crianças que precisam frequentar fonoaudiólogos para desenvolver minimamente a fala, além de adultos que estudam a língua de sinais.



Você já viu algum? Recomenda outro? Conta pra gente!



 

Equipe LIBRAS-SE

tradução de vídeos para Libras em 24h




528 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page