top of page
Buscar

Por que incluir janela de Libras em vídeos?



Você já tentou ver um filme em um idioma desconhecido com uma legenda em uma língua que também não domina? É, no mínimo, complicado. É assim que se sentem milhões de brasileiros surdos que têm a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua. Para essas pessoas, incluir janela de Libras em vídeos é essencial para tornar os conteúdos inclusivos e acessíveis.


Aí você pergunta: se o vídeo tem legenda, precisa mesmo de janela de Libras? A resposta é sim! As legendas são importantes, mas não incluem todos os surdos. Elas são esclarecedoras para oralizados ou implantados que compreendem a língua portuguesa, porque funciona de forma parecida com o de uma pessoa não-surda, que consegue acompanhar um vídeo em outra língua se tiver legendas no idioma de domínio.


Já para quem nasceu surdo, se tornou deficiente auditivo antes de ser alfabetizado e não aprendeu o português por algum motivo, as legendas podem não fazer a menor diferença. É como no início: um ouvinte acompanhando um vídeo em russo com legenda em alemão, sem saber nenhum dos dois idiomas!


​Por isso, para que o conteúdo do seu vídeo chegue a todos mesmo, deve ter janela de Libras - aquela caixa com um intérprete na lateral da tela. A inserção da janela de Libras em vídeos é fundamental para surdos e ensurdecidos alfabetizados apenas em língua de sinais, permitindo às pessoas deste grupo acesso aos conteúdos audiovisuais mais variados.


Mas o que é janela de Libras


Exemplo de janela de libras inserida em um vídeo

É um espaço destinado ao profissional intérprete e tradutor de Libras em vídeos. É tecnicamente chamado de PIP (Picture in Picture). O recurso atende à demanda de acessibilidade na comunicação para surdos que usam Libras.


Existe uma normativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A Norma ABNT NBR 15.290: 2005 estabelece que o tamanho da janela de Libras deve ter no mínimo, a metade da altura e um quarto da largura do vídeo. É um dos pontos para que seja possível oferecer uma boa visualização dos sinais, entendimento do conteúdo, e, claro, o acesso à informação com inclusão.



 

Equipe LIBRAS-SE

tradução de vídeos para Libras em 24h


393 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page