top of page
Buscar

Rosas de Ouro leva Libras pro carnaval paulista




Se inclusão fosse categoria carnavalesca, a Rosas de Ouro de São Paulo levaria nota 10. No desfile deste ano, no Sambódromo do Anhembi, a escola colocou na avenida uma ala inteira representando pessoas com deficiência. E desta vez, a agremiação levou um intérprete de Libras que passou todo o desfile traduzindo o samba-enredo para a língua de sinais.


O intérprete Felipe Medeiros já era componente da agremiação, mas agora atuou para levar a experiência para quem não consegue ouvir. "Já existia essa ala montada por pessoas com deficiência há mais de 10 anos, mas neste estamos focando ainda mais nas libras para trazer visibilidade à comunidade surda", contou Felipe ao UOL.


Karine, uma das foliãs com deficiência auditiva, contou — com a ajuda do intérprete — que se sente integrada com a presença de um intérprete no desfile. A sambista revelou que já desfilou em várias escolas de samba, mas a Rosas de Ouro é a primeira a ter a iniciativa de traduzir o samba-enredo para ela.


"Me sinto unida e contente porque vou conseguir visualizar a música através da libras. Eu já desfilei em muitas escolas, mas a rosas foi a primeira a trazer um intérprete. Isso é muito importante para trazer visibilidade e inclusão para a comunidade. Estou emocionada", contou.


Samba com as mãos

Neste ano, vídeos com tradução em Libras dos 14 sambas-enredo das escolas que pertencem ao Grupo Especial do Carnaval de São Paulo foram divulgados nas redes sociais da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da cidade.


A iniciativa envolveu integrantes das escolas de samba, intérpretes de Libras e surdos. Antes da etapa de gravação, foi preciso muita pesquisa e interpretação. Isso porque os sambas-enredo muitas vezes usam palavras de origem africana e ditos populares, e isso exige do tradutor um trabalho em conjunto com o autor da letra para que nada se perca e o contexto se mantenha.


Carnaval é a maior festa popular do Brasil. Nada mais justo do que a folia chegar a todos. Por mais inclusão e acessibilidade!


Veja como são sinais de algumas expressões carnavalescas:




 

Equipe LIBRAS-SE com UOL

tradução de vídeos para Libras em 24h

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page